Sifu João Batista Soares, Introdutor do Kung Fu estilo Garra de Águia no Estado de Goiás.

Sifu João nasceu em Goiânia em 15/02/57, levou uma infância normal até chegar aos 9 anos de idade quando foi diagnosticado com reumatismo infantil. Essa doença afetou seus movimentos físicos, deixando seqüelas permanentes, porém foi tratado e levou uma vida normal até os 14 anos de idade, quando a doença retornou mais forte do que a primeira vez deixando-o 3 meses  em cima de uma cama chegando a ser desenganado por médicos na  época. Com o passar do tempo, e com a ajuda de uma bengala, João conseguiu voltar a andar arrastando a perna esquerda e, devido ao desenvolvimento físico comum a idade, foi ficando meio corcunda.

Aos 15 anos de idade Sifu João começou a trabalhar como porteiro na Academia do grande Mestre de Karate Pedro Mizukami, onde depois de alguns meses tornaram-se grandes amigos. Mestre Mizukami foi quem sugeriu ao João que começasse a praticar atividades físicas (no caso karatê) para, possivelmente, melhorar os seus movimentos obtendo todos os benefícios comuns oferecidos pela prática e principalmente conseguir maior mobilidade.

Seguindo os conselhos do Mestre Mizukami, Sifu João começou a treinar um pouco de física por conta própria nos horários em que não havia aulas, com isso ele foi se sentindo fisicamente melhor e motivado a continuar com os treinos. Sifu João passou a observar as aulas ministradas pelo Mestre Mizukami, enquanto estava em posto de trabalho, logo começou a decorar e praticar os movimentos dos karatê, chegou a aprender todas as técnicas da primeira faixa e se preparou para o exame de troca de faixa. Para sua surpresa João conseguiu ser aprovado em seu primeiro exame de faixa, isso o motivou a continuar os treinos e, consequentemente, melhorando seus movimentos físicos.

O interesse de Sifu João no universo do kung fu começou após o Mestre Mizukami convidar o Mestre de Kung Fu Li Wing Kay para fazer uma demonstração em um seminário realizado em Goiânia, nesta época só se via kung fu nesta cidade através de filmes americanos. Sifu João foi um dos participantes deste seminário onde o Mestre Li ministrou o tao lu (kati) Kon Lei Kune e suas 10 aplicações básicas, isso foi suficiente para que João e alguns amigos dedicassem parte do seu tempo para o treino desta forma e suas aplicações.

Logo após o Mestre Li chegar a Goiânia, seu primo, hoje Sifu Wah (de Recife) também pegou o mesmo destino, só que com o objetivo de ministrar aulas de Taekwon-Do nesta cidade. Sifu Wah e Sifu João tornaram-se muito amigos, ambos eram jovens e tinham quase a mesma idade. Sifu Wah foi o responsável pelo segundo contato de Sifu João com o Kung Fu, ele o ensinou duas formas: Siu Me Tcheon e Wing Chun (Siu Lin Tao). Como era de se esperar, Sifu João passou a treinar estas formas constantemente somando-as com o que ele já praticava.

Sifu Wah se viu na obrigação de retornar a São Paulo (onde morava antes de ir a Goiânia) já que as aulas ministradas em Goiânia não fluíram como planejadas, mantendo contato com Sifu João apenas por cartas. Em uma destas cartas Sifu Wah fez um convidando Sifu João a trabalhar na pastelaria que sua família tinha em São Caetano do Sul-SP, aproveitando a oportunidade, Sifu João aceitou o convite desde que o Mestre Li Wing Kay o ensinasse Kung Fu Garra de Águia que ele demonstrou quando visitou Goiânia. A condição foi aceita e Sifu João logo se dirigiu para a sua nova cidade.

Sifu João treinou Garra de Águia com o Mestre Li Wing Kay durante 3 anos em aulas ministradas em 2 dias por semana, às vezes se necessário trocava seu horário no serviço com um colega de trabalho para não faltar nenhuma aula do Mestre. Sifu João só parou de ter aulas com o Mestre depois que a pastelaria da família foi vendida e mudaram-se para o Canadá.

Agora Sifu João precisava encontrar um novo emprego e um novo lugar para morar, mas essa preocupação não durou muito tempo, como Sifu João tinha o grau de 4ª fase (na época seria como uma faixa marrom do sistema Li Wing Kay) o Mestre Li propôs a ele que trabalhasse na Academia Li Wing Kay, sem pensar muito aceitou a proposta sabendo que ali haveria bastante tempo para treinar e desenvolver suas técnicas.

Após 7 anos treinando na Academia Li Wing Kay, Sifu João retornou a Goiânia para ficar perto de sua mãe que se encontrava doente. Em 1984 Sifu João retornou a Goiânia e iniciou o ensinamento do Kung Fu Garra de Águia que aconteceu as 20hrs no dia 05 de novembro deste mesmo ano na Academia Pedro Mizukami. O antigo amigo e Mestre de Karatê cedeu o horário a partir das 20hrs para que Sifu João ministrasse suas aulas de Kung Fu Garra de Águia. Contando com a colaboração do Mestre Mizukami e também agora do Mestre de Taekwon-Do Sobrinho, Sifu João colocou o estado de Goiás no quadro de estados brasileiros que continham aulas de Kung Fu (em 1984). Não podemos deixar de falar da pessoa que sempre foi o braço direito do Sifu João e que o sempre ajudou, principalmente, nesta fase de implantação do Kung Fu em Goiás, a também  Professora de Kung Fu Maria Madalena que é sua esposa e eterna companheira.

Hoje, mesmo após todo esse tempo, Sifu João se sente a cada dia melhor fisicamente, ignorando completamente o que os médicos diziam quando tinha apenas 14 anos de idade. Os benefícios oferecidos a saúde pelo kung fu estão sendo levados a várias regiões de Goiás, dano as pessoas uma qualidade de vida melhor a ajudando-as a vencer algumas enfermidades (ao praticar Kung Fu o organismo passa a responder mais rápido aos tratamentos submetidos pelos médicos).

Desde a implantação do Kung Fu em Goiás, Sifu João trabalha para que a arte chegue a todas as pessoas e também sempre incentivou seus alunos a buscar o melhor kung fu e, consequentemente, se tornem pessoas melhores e mais saudáveis.

Em todos estes anos Sifu João realizou mais de 50 eventos (Campeonatos Goianos, Copas Goiás, Copa Brasil, Campeonato Interestadual, Seminário com a Grande Mestre Lily Lau etc) e participou de inúmeros outros relacionados ao Kung Fu. Em 2003 trouxe a Goiás o Campeonato Brasileiro de Kung Fu, evento em que o estado sempre foi bem representado assim como suas equipes sempre retornaram para ‘casa’ com medalhas.

Assim como no Campeonato Brasileiro, o Kung fu goiano participa de eventos internacionais representando nosso país e trazendo premiações mundialmente importantes ao kung fu. Desta forma o Kung fu goiano demonstrou sua força e importância ganhando respeito em todo o país.

Sifu João sempre se preocupou em aperfeiçoar seu kung fu e também seu método de ensino das técnicas. Em 2008 Sifu João passou a treinar com a Grande Mestre Lily Lau que é a autoridade máxima do sistema Garra de Águia da Linhagem do Grão Mestre Lau Fat Mang. Hoje é Todai (aluno direto) da Grande Mestre Lily Lau que lhe conferiu o nome, em chinês, Fat Lai (nome de família da Garra de Águia no sistema Lily Lau). Desta forma Sifu João garante aos seus alunos um alto nível do real Kung Fu Garra de Águia no Sistema Lily Lau Linhagem Lau Fat Mang.

Identidade Fat Lai
O nome do Sifu João na família
Garra de Águia é Fat Lai.
Grande Mestre Lily Lau e Sifu Fat Lai
Sifu João ao lado da
Grã Mestre Lily Lau

Sifu João idealizou e fundou a Federação de Kung Fu do Estado de Goiás (FKFEGO). Através de sua representatividade, todos os anos Goiás têm sido representado nos campeonatos nacionais e tendo atletas na seleção brasileira de Kung Fu, dentre eles alguns já se tornaram campeões nacionais, campeões sulamericanos, campeões panamericanos e já trouxeram medalhas de ouro, prata e bronze no Festival Mundial de Wushu Tradicional realizado na China.

Através da FKFEGO, Sifu João trabalha para que todos seus instrutores filiados sejam reconhecidos pelas entidades que certificam e qualificam os instrutores de Kung Fu no país.

Podemos dizer que 95% do que é ensinado sobre o Kung Fu no estado de Goiás hoje, é passado por professores que tiveram seus conhecimentos oriundos do Sifu Fat Lai.

Sifu João ministra aulas na Academia de Kung Fu Garra de Águia 3. É conhecedor de várias técnicas dos seguintes estilos:

  • Hun Gar;
  • Dragão;
  • Louva Deus;
  • Serpente;
  • Garça;
  • Wing Chun;
  • Tai Chi Chuan.

Além destes estilos o Sifu João é conhecedor de várias técnicas com armas chinesas e possui o reconhecimento do 9º nível de Sanda pela CBKW (Confederação Brasileira de Kung Fu/Wushu).

Academia de Kung Fu Garra de Águia 3
Logomarca da Escola de Kung Fu Garra de Águia 3.
 Filiada a FKFEGO e a Lily Lau Eagle Claw Kung Fu Federation International

Federação de Kung Fu do Estado de Goiás
Logomarca da Federação de Kung Fu do Estado de Goiás (FKFEGO).

 

Sifu Fat Lai

 Sensei Pedro Mizukami
Sensei Pedro Mizukami,
responsável pela organização inicial e pelo estabelecimento dos princípios do karatê no estado de Goiás, sendo dele o título de introdutor desta arte marcial no estado.

 

Mestre Li Win Kay
Mestre Li Wing Kay, natural de Hong Kong, reside no Brasil desde 1970, foi o introdutor do estilo Garra de Águia no Brasil.

 

 Sifu Wah
Mestre Lap Wah Ng, Em 1979 recebeu o convite de dar aulas de Tae Kow Do como sendo o 1º professor de Tae Kow Do na cidade de Goiânia no estado de Goiás.

 

 Mestre Sobrinho
Mestre Sobrinho, o primeiro Mestre de Taekwondo do país.

 

Mª Madalena e Sifu João
Professora de Kung Fu Maria Madalena em um treino com Sifu João.

  

Grande Mestre Lily Lau
A Grã Mestra Lily Lau é a filha mais velha do último Grão Mestre da 7ª geração do Garra de Águia, Lau Fat Mang.

 

Grande Mestre Lau Fat Mang
No dia 17 de março de 1964, Grão Mestre Lau Fat Mang faleceu com 62 anos. Ele iniciou sua jornada em Shangai e viajou para o Sul quando tinha 22 anos. Ele divulgou as técnicas do estilo Garra de Águia por quase sua vida inteira.